reflexo guardado

A imagem presente numa determinada superfície espelhada, parece aguardar por um “milagre”, sua fixação.

Na instalação “Reflexo guardado”, a imagem do transeunte é registrada temporariamente, quando o mesmo passa em frente à obra. E mesmo sem visualizar sua imagem refletida nos espelhos, pode-se sentir o aroma da naftalina, presente na obra. O trabalho mantém uma dinâmica relacional entre o reflexo no espelho e o cheiro de naftalina, fixadas sobre pequenos espelhos ovais, aqueles encontrados nas feiras populares.

Além das características visuais encontradas no espelhamento dos materiais e realidades virtuais, ocorrem diversos mecanismos gráficos ou conceituais pertinentes ao que poderíamos denominar de “jogo dos espelhos”. Assim, podemos pensar que o ato da reflexão não é apenas um processo físico, uma reprodução passiva da imagem, mas uma dinâmica presente nos modos de ver, possibilitando direcionamentos do reflexo para um olhar atento. Olhar, não apenas para captar a imagem de um objeto ou situação, mas, também, como exercício intelectual, já que em toda forma de conhecimento humano existe um retorno. Talvez seja dessas construções que tanto elaboramos como somos elaborados.

reflection saved

The image presente on a mirror surface, it seems to wait for a "miracle", its fixation.

In the installation "Reflection Saved," the image of the passerby is recorded temporarily when ihe/she passes in front of the work. And even without seeing his/her reflection in the mirrors, one can smell the scent of mothballs, attached in the work. The work maintains a relational dynamics between the reflection in the mirror and the smell of mothballs, set on small oval mirrors, those found in popular fairs.

In addition to the visual characteristics found in the mirroring of materials and virtual realities, there are many graphics or conceptual mechanisms relevant to what we might call "game of mirrors". Thus, we can think that the act of reflection is not just a physical process, a passive reproduction of the image, but a dynamics present in the ways of seeing, allowing directions of reflections towards a closer look. Looking at, not onlyin order to capture the image of an object or situation, but also as an intellectual exercise, once that in every form of human knowledge there is a return. Perhaps from these constructions we both elaborat as well as we are elaborated.