desaparecidos

Penso que existem imagens que não vem à superfície da nossa consciência, fixando-se num limite avançado, um limite que absorve o visível e escapa das armadilhas imaginárias do olhar. Em “Desaparecidos” proponho um exercício visual conduzido pelos procedimentos da fotografia e imersão visual de imagens em parafina sólida. O uso da parafina procura estabelecer relações entre suas características físicas e simbólicas, seja em estado sólido ou líquido. Assim, o grau de absorção entre imagem e matéria resguarda um estado acolhedor de impressões.

Na obra “O desaparecimento e reaparecimento de Nossa Senhora Aparecida”, o objeto resultante incorpora imagens fotográficas de um ícone religioso numa barra de parafina. Dessa maneira, surge um jogo que nos faz pensar no que vemos e cremos, a partir de um referencial histórico. As imagens foram recortadas em sua configuração específica e acondicionadas em camadas distintas dentro do bloco de parafina, velando-a paulatinamente. Enquanto isso, ao lado direito do objeto, elaborei um pequeno rebaixo para conter uma reprodução tridimensional em chumbo da mesma imagem.

Em “Portador de luz”, existe uma sequência de palitos de fósforos queimados, representando diversas etapas desse processo. Na sequência encontramos uma imagem fotográfica de algumas velas acesas. As relações simbólicas estabelecem aproximações com alguns significados inerentes ao ato de destruição de um determinado material em troca de um outro estado, emocional ou necessário às práticas sociais cotidianas. Assim, essa composição contribui para dilatação do significado de tais ações, acender um palito de fósforos ou uma vela.

A busca por situações que possam discutir o estado das coisas e do Ser em nosso universo, me estimula a investigar direcionamentos poéticos para ampliar as marcas deixadas pelo visível.

missing

I think there are images that do not come to the surface of our consciousness, setting up an advanced limit, a limit that absorbs visible and escapes the imaginary traps look. In "Missing" I propose a visual exercise conducted by the photographic procedures and the visual immersion of images in solid paraffin. The use of paraffin seeks to establish relationships between its physical and symbolic characteristics, whether in solid or liquid state. Thus, the degree of absorption between image and matter protects a warm state of impressions.

In "The disappearance and reappearance of Our Lady of Aparecida", the resulting object includes images of a religious icon in a paraffin bar. Thus, there is a game that makes us think about what we see and believe, from a historical reference. The images were cut in the precise configuration and placed in separate layers within the paraffin block, veiling them gradually. Meanwhile, on the right side of the object, I prepared a small recess to hold a three-dimensional reproduction in lead of the same image.

In "Light Bearer", there is a sequence of burnt matchsticks, representing different stages of this process. Following, we find a photographic image of some lit candles. The simbolic approaches establish relations with some meanings which are inherent to the act of destruction of a particular material in exchange for another state, emotional or necessary to the daily social practices. Thus, this composition contributes to expansion of the meaning of such actions, lighting a matchstick or a candle.

The search for situations that may discuss the state of things and of the Being in our universe, stimulates me to investigate poetic directions to enlarge the marks left by the visible.